terça-feira, 1 de maio de 2012

Estudo ACRIN-PA: AngioTC de coronárias na sala de urgência


Complementando o último post, foi publicado recentemente no New England Journal of Medicine mais um estudo avaliando a utilização da angiotomografia de coronárias na avaliação de pacientes com dor torácica de baixo risco nas unidades de emergência. Trata-se de um estudo multicêntrico e randomizado comparando a abordagem destes pacientes com a tomografia e com a estratégia usual utilizando testes de isquemia.

 Assim como o estudo ROMICAT II apresentando no ACC 2012, o presente estudo ACRIN-PA 4002 mostra que a utilização da angioTC neste grupo de pacientes é segura, não sendo encontrados eventos cardiovasculares nos pacientes que não demonstraram estenose >50% pela TC. Além disso, a utilização da tomografia proporcionou alta mais precoce e menor tempo de internação quando comparada à abordagem tradicional, sem custos adicionais (sem diferença estatística).

Lembrando que a indicação da angioTC em pacientes com suspeita de Síndrome coronária aguda de baixo-ntrmediário risco já é classe IIa nivel de evidencia b pelas diretrizes do AHA/ACC de Síndrome Coronária aguda sem supra de 2007, temos nos últimos meses mais publicações de peso, com boa evidênia científica comprovando o valor do método neste grupo de pacientes.