segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Novidades do Congresso Europeu de Cardiologia 2012


Durante o Congresso Europeu de Cardiologia 2012, realizado recentemente em Munique, a tomografia das coronárias ocupou papel de destaque ao protagonizar duas importantes apresentações. O estudo CorE 320, avaliando a técnica da angiografia coronária e perfusão miocáridca, ambas obtidas pelo tomógrafo de 320 colunas de detectores, e o estudo DeFacto, avaliando a técnica de FFR por tomografia, trouxeram boas perspectivas na área, e que serão brevemente comentadas.



Tomógrafo com 320 colunas de detectores

Uma das grandes vantagens do tomógrafo com 320 colunas detectores, além de uma aquisição ultra-rápida da anatomia das artérias coronárias (cerca de 0,5 segundos!!!) com baixíssima dose de radiação e pouco volume de contraste, é a possibilidade de avaliação da perfusão miocárdica por tomografia, usando como estressor vasodilatadores com protocolos de infusão semelhantes ao do SPECT e ressonância cardíaca. Para avaliar a acurácia diagnóstica da tomografia com 320 colunas de detectores, por meio da informação anatômica e de perfusão miocárdica, para detecção de estenoses coronárias significativas é que se desenvolveu este estudo multicêntrico internacional.

Para melhor entendimento, veja na animação abaixo.






Estudo CorE 320


Objetivos: Avaliar a acurácia diagnóstica da anatomia coronária associada à perfusão miocárdica, ambas adquiridas pela tomografia, no diagnóstico de doença arterial coronariana (DAC) em comparação à angiografia invasiva (CATE) associada à cintilografia de perfusão miocárdica (SPECT). Além disso, avaliar a capacidade da TC 320 em predizer a necessidade de revascularização miocárdica em comparação ao padrão-ouro Cate + SPECT.
Métodos: Estudo prospectivo, randomizado, internacional, multicêntrico, que incluiu 381 pacientes de 16 centros, sendo que o Brasil foi o principal centro de inclusão (Incor e Hospital Albert Einstein).

Resultados: A prevalência de DAC obstrutiva definida pelo CATE + SPECT foi de 38%. A acurácia diagnóstica da angioTC associada à perfusão pela TC para detecção de lesões significativas ≥ 50 e ≥ 70% foi de 0,87 (IC 95% 0,83 – 0,91), e 0,89 (IC 95% 0,86 – 0,93), sendo o CATE o padrão ouro. A perfusão através da TC aumentou a acurácia diagnóstica da angioTC isolada (AUC 0,87; IC 95% 0,83 – 0,91 vs 0,81 IC 95% 0,77 – 0,86, respectivamente, p<0,001). A combinação da perfusão através da TC e da angioTC isolada tiveram um poder diagnóstico similar à angiografia + cintilografia em identificar revascularizações em 30 dias.

Conclusão e Perspectivas:
·         a avaliação combinada da anatomia coronária e da perfusão miocárdica, ambas pela tomografia, foi capaz de detectar estenoses significativas definidas pelo CATE + SPECT;
·         a avaliação combinada da anatomia coronária e da perfusão miocárdica , ambas pela tomografia, teve desempenho similar ao CATE + SPECT na predição de revascularização miocárdica nesta população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário